sexta-feira, 13 de maio de 2011

O silêncio.

Quando eu li a frase " silencia o teu corpo e escuta-te" eu fiquei pensando que silêncio é esse que tenho que fazer? logo pensamos em lugar.. que lugar eu tenho que ir para poder ter silêncio em minha alma? me perguntei várias vezes por vários dias, o que eu faço para ter paz, encontrar ela?
Sempre soube também pelo o que me dizem sempre que a paz está dentro de mim.. é fácil falar quando a perturbação de alma não é com quem fala.E também complementam a dizer assim: " eu já passei pelo o que você está passando." Está certo que saber o que o outro sente faz com que nos sintamos em seu lugar.. se chama compreensão, um certo entendimento, mas nunca é de fato a essência do que sentimos.. nunca é o que estamos sentindo.
Li hoje um epílogo de Paulo Coelho, não costumo ler nada dele, mas por curiosidade eu li:

"Além das Palavras.

Diz a freira cisterciense balbas Miguel, do monastério de Huelgas: " San Juan de La Cruz ensina que o silêncio têm sua música; é o silêncio que nos permite ver a nós mesmos e todas as coisas que nos cercam, existem palavras que fazem parte do silêncio. Os grandes gênios, para compor suas sinfonias, precisam do mais profundo silêncio - e conseguiam transformá-lo em sons divinos. O filósofo e o cientista também precisam do silêncio. No monastério praticamos O Grande Silêncio. através da ausência absoluta de conversas, conseguimos entender o que está além das palavras".

Incrível não é mesmo como tudo se resume ao ato de entender.
Estou em processo de entendimento ainda, a gente sorri as vezes de forma fosca, de uma forma que não é ade costume, as vezes quando estamos de uma forma triste por dentro não conseguimos disfarçar por fora, temos nossos momentos de silencio pleno, temos nossos momentos de solidão interna.. daquelas que nos faz refletir e entender melhor do que somos, queria poder fazer como no monastério, proibida de conversações para poder me entender melhor, saber como estou por dentro.

Um comentário:

  1. O silêncio é ensurdecedor... Certa vez... eu fui passar o carnaval em Minas e fiquei em um antigo convento, lá era distante da cidade, nem carro passava.. De noite, o silêncio era tão grande que eu quase não consegui dormir, se não fosse um ventilador de pé que eu consegui... ia ficar a noite toda ouvindo o meu 'eco'... É bizarro, mas é verdade... As vezes fazer silêncio é tão dificil, tem pessoas que eu acho que tem anos que não param, pra se ouvir, pra pensar nas suas coisas, deitar, ou sentar, ou andar e admirar, prestar atenção nas coisas lindas que o mundo nos dá, já ouviu que barulho lindo tem essa chuva? Já percebeu que de tarde o tempo sempre muda? Já viu as multi cores que o céu tem? Acho que tem pessoas que precisam simplesmente abrir os olhos e se ouvir...
    Gostei do post.. beijoss!

    ResponderExcluir

Que tudo dê certo toda vez que o gosto do fim chegar...