Em busca de valores que me integrem...e não valores que me degradam. O importante é não deixar a insanidade penetrar sua sanidade.
sábado, 11 de setembro de 2010
Ambientalismo e "In natu"!!
O ambientalismo se refere a qualquer teoria que dê mais importância a influência do ambiente do que as habilidades inatas. O ser humano desenvolve suas habilidades de acordo com o seu meio social, o homem se completa em cada fase da sua evolução através do ambiente.
As sensações do homem ( sua vivência) faz com que o homem chegue ao conhecimento; A travessia dessas sensações ( originadas no corpo) para o pensamento dar-se-ia através de associações: relacionamos os objetos que estão próximos, seja no tempo ou espaço.
Na educação os métodos de ensino são mais valorizadas e tenta-se propiciar o maior nº de estímulos e informações, a escola e o professor são os responsáveis pelo desenvolvimento e desempenho do aluno.
Engraçado é todas as vertentes que os estudiosos tem sobre o ser humano, sua fonte e existência (quer dizer como ser pensante), o que tentam definir como padrão para nos expressar.
"In Natu"
Se fundamentam pela concepção idealista e racionalista.
Pelo racionalismo onde a crença de que a única forma de se chegar ao conhecimento é através da razão, já que esta é inata, imutável e igual em todos os homens. ( onde entra então a explicação para o homossexualismo? para a deficiência?)
Para o idealismo, o real é confundido como o mundo das ideias e significados. Na educação o papel do profesor é o de facilitar que a essência se manifeste, entendendo-se que quanto menor a interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno, que o amadurecimento ocorre naturalmente.
Desta forma o homem ao nascer, tem tudo definido, toda a atividade de conhecimento é exclusivo do indivíduo e o meio em que vive não influência em nada, é neste ponto que a importância da educação se destaca como instrumento de direcionamento na formação do homem. Essa relação entre educação-inatismo e psicologia se dá pelo seguinte: O homem nasce pronto em carácter e aptidões, a psicologia estuda os alicerces e a educação a forma de instruir o indivíduo em uma formação futura como homem sem alterar em nada ou influenciar em seu desenvolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
e esse é o blogger que eu mais leio porque?
ResponderExcluiruahuaihauih